Freguesia de Crespos e Pousada Freguesia de Crespos e Pousada

História

Crespos, é uma freguesia situada a nordeste do Concelho de Braga. Faz parte da Comarca, da Diocese e do Distrito de Braga e pertence à relação do Porto.
Tem uma população de, aproximadamente, 1350 habitantes, em 400 fogos. Dista nove quilómetros da sede de Concelho.
Possui escola do primeiro ciclo, ATL, Jardim de infância e um centro social com valências de creche, centro de dia e apoio domiciliário situado junto á igreja matriz.
Parque desportivo a ser utilizado pelo Arsenal de Crespos para formação de atletas actualmente com cerca 100 alunos em varios escalões.
Pousada  faz fronteira com Amares (através do rio Cávado) e Póvoa de Lanhoso, a freguesia de Pousada é conhecida pelas excelentes fatias de solos agrícolas férteis, que compõem os seus 304 hectares de superfície.
Apesar do seu baixo índice demográfico, comparado com a sua extensão, Pousada não pode queixar-se de desertificação uma vez que, a qualidade das vias rurais, a construção de equipamentos (onde se destaca o seu Jardim de Infância e escola Eb1) e a satisfação de necessidades básicas (rede viária e abastecimento de água) têm contribuído para a fixação e aumento dos seus residentes.
O brasão da freguesia tem o seguinte  significado: cacho de uvas e espiga de milho: Simbolizam o sector agricola, ainda bem vivido nesta freguesia, nomeadamente através da produção vinícola e do cultivo do milho.
Ponte: Verdadeiro ex-libris da freguesia, simboliza a Ponte de Prozelo ou Ponte do Porto, de estilo romântico, é um dos mais belos monumentos de Pousada.
Campanha ondada: Representa o Rio Cávado, que banha a freguesia.

© 2024 União de Freguesias de Crespos e Pousada. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia